23 agosto 2009

ENTER

Heloísa Buarque de Hollanda é uma ensaísta, escritora, editora, crítica literária e pesquisadora brasileira. É também Professora Titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) e da Biblioteca Virtual de Estudos Culturais (Prossiga/CNPq) e diretora da Aeroplano Editora Consultoria Ltda. Foi também Diretora da Editora da UFRJ e do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Este mês ela lançou a ENTER. Mais uma de suas importantes antologias literárias, e na qual eu estou presente como um dos 37 autores selecionados. Fiquei muito feliz com a indicação e felizmente pude estar presente no lançamento do projeto, no rio dia 11 de Agosto. Aproveitei a ocasião para conhecer amigos e pessoas que já admirava de longe como Ana Paula Maia, Ramon Mello, Simones Campos & Michel Melamed. Também tive a oportunidade de conhecer João Paulo Cuenca & Os Sete Novos. Foi muito bom e voltei para Curitiba bastante inspirado.

Meu amigo Ramon Mello escreveu um texto sobre a experiência de trabalhar junto com Heloísa na elaboração desta antologia, relembrando outras aventuras do tipo. Deve ser muito complicado assumir esta posição de selecionar alguns, no meio de tantos. Aqui o post dele:

 

“Depois de organizar o sarau de lançamento do filme PALAVRA ENCANTADA e participar da organização do ENTER - ANTOLOGIA DIGITAL, passei a admirar profundamente pessoas que se colocam a frente de ESCOLHAS: Heloisa Buarque de Hollanda com as diversas ANTOLOGIAS, Chacal com o CEP 20 000, Paulo Scott com o DE MODO GERAL, João Paulo Cuenca com os AMORES EXPRESSOS, Priscila Andrade, Diana de Hollanda e Leandro Jardim com a FL@P!, Marcelino Freire com os MICROCONTOS, Flávio Izhaki com as PROSAS CARIOCAS, Nelson Oliveira com os MANUSCRITOS DE COMPUTADOR, Marcelo Moutinho e Jorge-Reis Sá com o DICIONÁRIO AMOROSO DE LÍNGUA PORTUGUESA, Eduardo Coelho com os DONOS DA BOLA, Luiz Ruffato com as 25/30MULHERES, e tantos outros: PARABÉNS! Não é fácil! - principalmente quando se lida com escritores, poetas e afins. Organizar antologias é quase como organizar eventosde literatura: sempre vai ter alguém de fora reclamando, virando a cara, por não ter participado. Falando bem ou mal, são essas pessoas que promovem a literatura e correm riscos. Manuel Bandeira, organizador do livro APRESENTAÇÃO DA POESIA BRASILEIRA, costumava dizer que “organizar antologias é fazer inimigos”, algo do gênero. Não há dúvidas.” Ramon Mello.

 

Mais textos do Ramon no:

http://www.sorrisodogatodealice.blogspot.com

 

O site da antologia ENTER:

www.enterantologiadigital.com.br

 

Aqui uma análise do Eduardo Coelho, editor da Língua Geral e chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa.

http://autoreselivros.wordpress.com/2009/08/14/enter-antologia-digital

 

Nenhum comentário: